domingo, 13 de dezembro de 2009

Resolução para o Problema do Travamento



Olá Pessoal.

De sábado para cá o problema com o travamento está aumentando, isso devido à atualização que estávamos utilizando.

Há três semanas atrás a atualização atual estava normal, e a do site oficial estava apresentando travamentos, dessa última semana para cá intensificaram os travamentos e a solução para o problema é atualizar do link abaixo.

Modelo 1000

Modelo 2000

Após a atualização digitem no controle o código 8282, vá até a coluna do meio e aperte 0 (zero), duas vezes para apagar as duas linhas.

Para finalizar clique em BACK (voltar) no controle remoto, e depois deixe em algum canal por aproximadamente 3 minutos.

Depois disso o travamento deverá sumir.

OBS: Lembrem de clicar nas propagandas ao lado para buscar algo interessante e ajudar ao amigo GUMP.

Abraço a todos.

GUMPS

90 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Gumps, testei aqui e funcionou legal. Você faz nosso jardim florir. Ótimo blog e belo post.

    ResponderExcluir
  3. O que seria da gente sem vc Fabião.Parabéns,que bom q nos temos vc,valeu mais uma vez. Tamo na area de novo.

    ResponderExcluir
  4. Caro Gumps, fiz as recomendações que foram postadas, mas o problema de travamento ainda continua. Não sei sei estou colocando o satélite correto, coloquei o "0" 2 vezes em todos, pois um a um não estava dando certo. Mesmo assim o problema persiste. Alguma sugestão?
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá GUMPS
    Fiz conforme o procedimento... aki ta tudo florido... vlw...... vamos nessa mais uma etapa ultrapassada....

    ResponderExcluir
  6. Valeu, GUMPS... Clico nos links ap lado pra agradecer...

    ResponderExcluir
  7. Gumps, tudo bem? Parabéns pelo seu trabalho. Dessa forma, você mantém o seu blog bastante ativo, e pode ter certeza que mais pessoas serão seguidores. Eu entro praticamente todo dia só para clicar nas propagandas... abração

    ResponderExcluir
  8. faço minha as palavras do sergioglider

    Abraço a todos

    ResponderExcluir
  9. GUMPS .. BOM DIA
    SABE DIZER SE O CANAL "COMBATE" TBEM PODE SER FLORIDO...

    DESDE JA AGRADEÇO.. CLICANDO SEMPRE NAS LATERAIS...

    ResponderExcluir
  10. ola pessoal,eu nao est conseguindo entrar no site para atualizar o programa,a dias diz q nao pode ser exibida a pagina,como faço?Elisane

    ResponderExcluir
  11. Ê Gumps, vc não é fraco mesmo, hem?

    Segui suas instruções e o travamento parou.

    Obrigado! Estamos sempre clicando!

    ResponderExcluir
  12. Gumps, tudo bem?
    Percebi também que o site da maxfly está fora do ar. Sabe o que está ocorrendo?
    grande abraço

    ResponderExcluir
  13. Segui as orientações e continua travando, o que posso fazer?

    ResponderExcluir
  14. a pagina do site maxfly, nào pode ser exibida,, estou achando que bloquearam o IP deste site nos provedores do Brasil, mas ai ja acho que invasào de privacidade dos pagantes dos provedores brasileiros, pois a gente paga para acessar o mundo inteiro e nao ser barrado de livre acesso.. cade o mercossul e a democracia no brasil,,, e acham que iram conseguir bloquear o maxfly, se todo o Paraguai esta assistindo tv com essa antena??

    ResponderExcluir
  15. fiz este procedimento e simplesmente nao adiantou nada...???

    ResponderExcluir
  16. Obrigado GUMPS!

    cliquei em todos os links de propaganda com agrecimento.

    ResponderExcluir
  17. Caro Gumps,

    Por favor, me passa algum email seu, tenho alguns lance que preciso falar contigo.

    Abs...

    ResponderExcluir
  18. Olá Pessoal.

    Angelo, muito obrigado por nos ajudar.

    Gustavo e para todos que queiram entrar em contato diretamente comigo o email é fabiao.gump@gmail.com.

    Abraço a todos.

    GUMPS

    ResponderExcluir
  19. não estou entendendo algumas mensagens: estou acessando o site da maxfly normalmente; as atualizações para parar as quedas estão funcionando muito bem. está tudo normal.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. valeu vc venceu...querem acabar com o nosso jardim, mas temos um ótimo jardineiro para cuidar das flores..um abraço de urso

    ResponderExcluir
  22. tive este problema a trez dias
    fiz o recomendado ainda persiste este problema
    oque devo fazer?
    obrigado.

    ResponderExcluir
  23. BOA noite, desculpem meu desconhecimento mas atualizei o max 2000 agora digito o codigo 8282 aonde? ali mesmo na tela de atualizaçao nao da. aonde é a coluna do meio?que duas linhas? por favor ajude este catarina e sua familia

    ResponderExcluir
  24. Olá Gumps,
    espero quando posso sempre poder ajudar a voce a a todos os seguidores, que por sinal estao aumentando muito, e muitos por minha indicação tambem.
    Tem acontecido um fato depois da atualização com o arquivo que vc passou. A intensidade do sinal tem diminuido muito, em alguns casos ate sai do ar canais como a Globo e suas derivadas.
    Isso era para acontecer mesmo?
    Com relação ao procedimento com o numero 8282 no controle, talvez eu não tenha entendido ao certo, teria como vc explicar um pouco melhor, de forma a podermos executar essa sua dica? la quando apertamos 0 8282 aparecem tres colunas, e na coluna da esquerda vários ítens, qual deles temos de entrar e apertar o Zero duas vezes? e isso e para ser feito sempre?
    Aguardo seu retorno sempre prestativo de sempre
    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  25. Bom dia Gumps,
    espero que possa me ajudar, como faço para colocar um canal novo... Sei a posição dele, e está pegando normalmente em outro aparelho mas no meu nem aparece na lista. Meu aparelho é 2000.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. GUMPS, BOA TARDE!
    NÃO CONSEGUI ATUALIZAR COM AQUELE PROGRAMINHA QUE VC DEIXOU AQUI, CONECTEI O PEN DRIVE, E MESMO CLICANDO NO OK, NÃO OCORREU A TRANFERÊNCIA.....E INFELIZMENTE CONTINUA O ENTRA E SAI DO AR..... MINHA ANTENA ESTÁ ASSIM DESE A SEMANA PASSADA. ESTOU EM MARACAJU/MS
    SERÁ QUE FIZ ALGUM PROCEDIMENTO ERRADO?
    ABRAÇÃO

    ResponderExcluir
  28. Caro André,
    Esse procedimento que o Gumps nos passou ele serve para atualizar automaticamente as chaves e corrigir algum Bug. No menu vai aparecer várias opções, mas ele vai cair na opção NAGRAVISION, depois é só você direcionar para a coluna do meio e digitar 0 para excluir as chaves. Após esse procedimento os canais vão aparecer NÃO FUNCIONAR OU CODIFICADO, você deverá sair do menu e deixar em algum canal. Espere alguns minutos e tudo vai voltar ao normal.

    Paula,
    Para adicionar novos canais, basta fazer um busca. Pressione MENU no controle, na opção INSTARLAR e BUSCA AUTOMATICA. Dentro dessa opção não será preciso alterar nada, só clicar em OK na ultima opção.

    Roberta,
    Faz o seguinte: baixe novamente o arquivo de atualização, que você encontra na página inicial do blog. Depois formate o Pen, copie e tente atualizar seu aparelho. Talvez na hora do download possa ter acontecido algum erro.

    Abraços...

    ResponderExcluir
  29. Olá, demorou um pouquinho, bem os 3 min, não aparecia canal nenhum, achei até que era virus...kkk, mas legal!!! agora tá funcionando. Obrigada.

    ResponderExcluir
  30. eu de novo!!! tá travando de novo, agora fica mto tempo fora do ar... com aquelas palavrinhas na tela "... não codificado".. que que eu fiz de errado? tenho que fazer tudo de novo? Aguardo um retorno.

    ResponderExcluir
  31. Rosa,

    Esse problema ainda vai persistir, segundo informações a kakafonica esta realizando testes no satélite. Até os assinantes estão sofrendo essa bagunça. A princípio o problema foi resolvido da forma que o Gumps passou, com alguns não deram certo, comigo mesmo. Ontem fiz a atualização e ainda continuava travando, já hoje esta tudo normal. Refaça atualização (baixe o arquivo novamente e formate o pendrive) e aguarde, caso continue, nos de um alô.

    Abraços...

    ResponderExcluir
  32. eu ainda não havia feito a atualização de 5 de dezembro pois estava em férias, se eu fizer sói esta será que fai dar certo pois não achei nenhum site com a nova de 5 de dezembro

    ResponderExcluir
  33. hj eu liguei a tv as 10 horas da manha e varios canais pararam de funcionar... mas ontem estava muito bom...

    ResponderExcluir
  34. Galera,

    Hoje pela manhã tivemos problemas em alguns canais. Os canais que ficaram sem sinal por algumas horas fazem parte do mesmo Transponder 11175 – 28880H (Globo, Sportv, GNT, Telecine Action, Multishow, etc...). Esse mesmo TP, é aquele que vinha apresentando os travamentos e a perda de sinal. Diante desses acontecimentos o problema está no satélite e não no arquivo de atualização como muitos vinham questionando.

    Abraços...

    ResponderExcluir
  35. exatamente! mas como ainda estou migranando para o "maxfly" ainda estou pagando a net.... e a net continua normal... se bem q eu acho q não tem nada haver com o satelite

    ResponderExcluir
  36. Pessoal,

    Preciso de ajuda meu maxfly não funciona mesmo com a atualização aqui postada.
    Se puderem me ajudar...

    ResponderExcluir
  37. Como o Gustavo disse, percebi hoje que parece que os canais da globo, gnt, telecine etc é que estao com problema...será que estão migrando para o nagravision3?

    ResponderExcluir
  38. deixa eu pedir algo....
    -> saiu um comentário em minha cidade q vao bloquear o sinal das (SKY gatos)....!!

    -> Sera q isso eh verdade???

    ResponderExcluir
  39. Gustavo, agora deu certo, formatei o pendrive, copiei novamente a atualização (meu é 2000) e deu certo. Valew. Obrigada. Um feliz natal a vcs, a todos que leem esse blog e um prospero 2010.

    ResponderExcluir
  40. Pessoal, para todos aqueles que estão com o Maxfly MORTO (Nada no visor, nenhum sinal de vida, mesmo estando conectado na tomada), depois de tentar alguma atualização.

    Passo a passo para atualizar com cabo serial (RS 232):

    Após ter feito o download do programa STB manager - CAS e Firmware (podem ser obtidos no site oficial do maxfly - www.maxfly.com.py) conforme o modelo do seu equipamento e de posse do cabo RS-232 (tb conhecido como nulmodem).

    1º - Com a chave em Off, conecte a tomada do aparelho numa tomada.
    2º - Conecte o cabo serial no aparelho.
    3º - Abra o programa STB manager - CAS
    4º - Clique em carregar
    5º - Selecione o modelo correto. Muito importante selecionar o modelo correto, senão vai dar erro no final da atualização.
    6º - Clique em procurar.
    7º - De dois cliques no firmware conforme o download feito para o seu equipamento. Após feito isso, o arquivo (bin) vai aparecer no campo que estava em branco.
    8º - Confira se a chave que fica atras do seu equipamento esta realmente em OFF
    9º - Clique em Start
    10º - ligue a chave trazeira do seu equipamento. ON
    11º - A atualização vai começar lentamente. Acho que leva de 0 a 100% mais ou menos uns 40 seg a 1minuto.
    12º - Clique em ok
    13º - Vai aparecer o nº de um canal.
    13º - Desligue a chave traseira. OFF
    14º - Desconecte o cabo serial.

    Fiz o procedimento e "ressucitei" o meu maxfly 2000+

    ResponderExcluir
  41. alguem sabe me dizer como eu faço para assistir o universal chanhel? seria mudar a faixa de frequencia? se for, não estou consequindo salvar em outra faixa de frequencia... sempre fica na faixa 17 e eu queria mudar para 2, isso é possivel?

    ResponderExcluir
  42. Adriano,

    Primeiro verifique se sua antena esta com o apontamento correto. Quando isso acontece de atualizar (com o arquivo correto) e ainda ficar codificado é que a antena não esta apontada para o satélite certo. Direcione para o satélite Amazonas e tudo vai florir.

    Tito,

    Sempre surge esse tipo de comentário que tal dia vai cair o sinal. O negocio e não esquentar a cabeça e ir curtindo as flores do nosso Max.

    Marcio,

    Infelizmente o Universal não faz parte dos pacotes da kakafonica. Por isso que só conseguimos sintonizar em espanhol.

    Abraços...

    ResponderExcluir
  43. GALERA DIZ AE?

    CONSEGUIMOS SINTONIZAR O CANAL "COMBATE" (... ACREDITO QUE SEJA DOS PACOTES DA GLOBO SAT...)

    RSRS.. É BOM TBEM TER UM CANALZINHO DE PORRADARIA NÉ... RSRS


    ABRAÇOS A TODOS ...

    E INSISTO AOS D+.. AJUDEM CLICANDO AO LADO PARA QUE ESTE FORUM/BLOG PERMANEÇA NOS AJUDANDO.....

    ResponderExcluir
  44. Aos amantes do PFC,

    Depois de alguns dias codificados os PFCs voltaram a florir. Hoje pela manhã já estavam normais com flores mais lindas que nunca.

    Abraços...

    ResponderExcluir
  45. Muito obrigado pelas informaçoes, se puderem me ajudar, colquei meu lnb num prato da sky, me disserem que é pequeno procede? e porque todo dia de manha esta travando, desde ja obrigado! paulinho

    ResponderExcluir
  46. PSM,

    Independente do tamanho da antena o que mais conta é o alinhamento e a posição do LNB. Se ambos estiverem bem alinhados você vai assistir como alguém que tenha uma antena maior. Algo que eu percebi é que ela fica mais vulnerável em dias de chuva, ou seja, mesmo em dia que chove pouco você poderá ficar sem sinal. Já com uma antena maior isso não acontece com tanta facilidade.

    Abraços...

    ResponderExcluir
  47. Muito bom esse blog...

    Gumps, pode ter certeza que estarei clicando aqui nas guias e tb, divulgando o blog pra meus amigos.

    Estou sem o pen drive e fiz caca tentando atualizar (apaguei as linhas sem ter o pen drive pra reinstalar) e agora vou esperar até amanhã. Qualquer dúvida posto msg aqui.

    ResponderExcluir
  48. caro Gumps, fiz isso , atualizei, fui na coluna do meio e apaguei as chaves e deixei num canal qualquer, e nada de voltar, só está com a mensagem de "não funcionar ou codificado", por favor me ajude.. abraços

    ResponderExcluir
  49. Gumpos,

    Antes devo parabenizá-lo pelo seu trabalho.

    Sou novato e não entendo muito. Tenho um Max 2000, Moro em Contagem - MG, cidade contígua a BH. Qual a angulação da antena? configurei para o satélite Amazona Ku.

    desde já agradeço

    nilson

    ResponderExcluir
  50. Olá Gustavo Parabéns pela dicas que você da.
    meu caro comprei um recptor MaxFlay 2000 estou tentando atualizar e nada gostaria de contar com sua colaboração se você pode passar a chave para atualizações comprei dia 18.12.09 para coroborar com você criquei nos seus patrocinadores agradeço se poder me ajudar tenho dois email Tome.daniel@hotmail.com ou djballa2000@hotmail.com e so mandar que eu recebo e agradeço pela dica

    ResponderExcluir
  51. muito obrigado pelo seu trabalho continue sempre assim fazendo as flores florirem

    ResponderExcluir
  52. Renato,

    Baixe o arquivo de atualização 21-11 e copie para o pendrive atualize seu Max novamente e tudo vai florir.

    Ana,

    Para você conseguir o apontamento exato da sua cidade acesse o site www.dishpointer.com e lá poderá tirar todas suas dúvidas.

    Daniel,

    O arquivo de atualização que esta valendo é do dia 21-11 esse arquivo você encontra na página inicial desse blog.

    Abraços...

    ResponderExcluir
  53. Amigos,

    Alguns erros vêm advindos por causa do mesmo motivo. Na hora de atualizar seus aparelhos lembrem que o ÚNICO ARQUIVO QUE DEVE ESTAR NO PENDRIVE É O DE ATUALIZAÇÃO. Sempre que possível FORMATE O PENDRIVE E COPIE EXCLUSIVAMENTE O ARQUIVO que vai atualizar seus aparelhos. Outra dica, na hora de realizar algumas transferências para o decodificador prestem muita atenção (e contem até 10 kkkkk) se a opção escolhida é realmente a desejada. Já vi gente tentar transferir a lista de canais e na pressa trocar de opção e atualizar o aparelho (dá pra imaginar a bagunça, né!?). Fazendo corretamente essas medidas vocês iram evitar alguns transtornos.

    Abraços...

    ResponderExcluir
  54. Amigos,

    Ocorreram mudanças em alguns TPs e por isso tem canais codificados, mas isso pode ser revertido. Basta fazer uma busca cega para florir novamente. Lembre-se quem tem lista de canais editada depois da busca ela vai sumir.

    Abraços...

    ResponderExcluir
  55. ola pessoal...sou novato e nao estou conseguindo conectar no site da maxfly, e o meu aparelho 2000 apos a atualizacao desligou tudo e nao sei oque fazer, sabendo que tentei achar o stp manager e nao encontrei o programa...oque fazer por favor meu aparelho e novinho..

    ResponderExcluir
  56. Caro Gumps, tem flores que não entram no meu jardim. Como faço para que floreçam de novo.
    Marcelo.

    ResponderExcluir
  57. Cara, valeu por tudo... Mas não sei se não vai parar de travar não!!! Vou continuar assistindo por aqui

    ResponderExcluir
  58. e ai galera....agora a noite travou de vez aqui em casa, será que bloquearam de vez???

    ResponderExcluir
  59. pessoal caiu tudo ,e agora sera que vamos conseguir atualização , os saites estão todos bloquiados e agora , vamos esperar ne

    ResponderExcluir
  60. Gumps , travou td aqui tb, sera q vem logo essa atualização ?

    Sds

    ResponderExcluir
  61. Agora a noite as flores morreram será que vamos conseguir mudas para planta-las de novo.....Quem conseguir primeiro a atualização mande por email e assim todos se comunicam franca.siqueira@hotmail.com...obrigado

    ResponderExcluir
  62. sem flores em campo grande ms, apagão geral.

    ResponderExcluir
  63. Boa noite Galera !!!

    Aqui no Paraná tbem caiu tudo , minhas flores murcharam ,será que vcs tem o antido para mim? estou ansioso para que elas voltem a florir.

    ResponderExcluir
  64. E o presente de natal chegou!!!!
    nada de ficar na frente na telinha entao ...
    travou tudo sniff...
    qual sera a solução?
    ficaremos sem sinal ate quando?
    boas festas a todos!!!!
    e vamos esperar ja que nao tem outro jeito!!!

    ResponderExcluir
  65. pessoal nao consigo religar o aparelho travou tudo mesmo com o cabo nem da sinal de vida alguem pode me ajudar por favor...

    ResponderExcluir
  66. Galera, o jardim floriu!!!!!!! Atualização pro 1000 e pro 2000.
    Muitas flores pra vocês.
    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  67. bom dia
    todos os canais ficaram bloqueados
    baixe max 2000 e a usb elaestala sozinho o programa de atualização o eu tenho que fazer algo, pois todos os canais ficam bloqueados
    Ps. sou marinheiro de primeira,
    Obrigado pela atenção
    Jaime

    ResponderExcluir
  68. bom dia e um feliz natal a todos.. hj segui as dicas sobre a atualização e parece que funcionou, pelo menos estou no tele cine..e ainda nao falhou.. valeu pelas dicas e se de repente falhar vamos nos reunir com os familiares e conversar isso tbem é bom demais... valeu ... 2010 com muita paz a todos

    ResponderExcluir
  69. Obrigado Gumps.. feliz natal e um excelente 2010 a todos ..

    ResponderExcluir
  70. Caro Gumps após atualizar meu maxFly com a atualização de 07/11/2009 e quando troco de canal consectivamente, os canais param de funcionar e aparece a seguinte mensagem:Codificado uo indisponível,
    o que faço?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  71. pessoal alguem me ajude nao consigo religar meu aparelho apos a atualizacao tentei atraves do manager mas nada por favor se alguem que teve este problema poder me ajudar eu agradeceria muito..obrigado e feliz natal a todos...

    ResponderExcluir
  72. Tenho o mesmo problema do José Augusto, o que posso fazer pra resolver esse problema? Fora isso, tá tudo perfeito. Veleu GUMP.

    ResponderExcluir
  73. Ola amigos não estou conseguinte baixar a versão de atualização do MF 2000 que está no Blog sou direcionado para uma outra pagina qdo clico em cima de tualizaçlão 2000

    ResponderExcluir
  74. não consigo salvar no pendrive tambem, alguem pode me ajudar

    ResponderExcluir
  75. OLÁ PESSOAL.

    EU BAIXEI O ARQUIVO DESTE ARTIGO E TENTEI FAZER OQ O GUMPS DISSE, SÓ Q NÃO SEI FAZER ESSE NEGÓCIO DO CÓDIGO, COMO FAZER ISSO CORRETAMENTE (PASSO-A-PASSO)???

    JAH TENTEI COLOCAR O ULTIMO ARQUIVO DE ATUALIZAÇÃO SÓ Q NÃO RESOLVI TB, CONTNUA OS TRAVAMENTOS...

    POR QUE ACONTECE ESSE TRAVAMENTO? VAI FICAR ASSIM DURANTE QUANTO TEMPO?

    OBRIGADO A TODOS Q PUDEREM ESCLARECER!!!

    ResponderExcluir
  76. a primaeira vez que estou tentando atualizar
    o max fly 2000 mas nao sei como fazer

    ResponderExcluir
  77. rogerio eu tb nao to conseguindo ajguem me ajude to indo no parg hoje estou pensando em levar p torcar sera q resolve

    ResponderExcluir
  78. obrigado pela dica, esta tanto certo............po isso se vcs precisa de mim para ajuda estou aqui............cristian campo grande ms

    ResponderExcluir
  79. olá pessoal!!

    não consigo fazer o meu aparelho parar o travamento,mesmo ja tendo atualizado e fazendo os procedimentos indicados,
    Se puderem me ajudar agradeço muito!

    FELIZ 2010,COM SAÚDE E PAZ PRA TODOS!!!

    ResponderExcluir
  80. boa tarde
    gostaria de agradecer a pessoa que me mandou a atualização do maxflay
    tenha um otimo ano novo e obrigado de tudo certo

    ResponderExcluir
  81. Bom dia.
    Sou novo aqui e gostaria de pedir uma ajuda.
    Coloquei senha nos canais adulto para proteger de minhas filhas,mas , esqueci a senha. Alguem sabe como recuperar?
    Grato
    Marcelo Felippe

    ResponderExcluir
  82. ola pessoal sou novo aqui alguem poderia me explicar como eu faço a atualização pelo pen dryve eu abro o menu e depois quais os passos até atualizar meu email é eskeletonsenssible@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  83. geente, heelp, não consigo ver tv :/ só daá, não fincionando codificado :~ comofas pra arrumar? HEEEEEEELLP

    ResponderExcluir
  84. Galera todos os SITES da maxfly foram bloqueados não oficialmente mais sim pelas empresas interessadas em acabar com isso como os sites estao bloqueados apenas pelos servidores os msm pode ser ACESSADOS usando um PROXY q mascara o site q deseja acessar aki vai um proxy, já testei e da super certo até pra baixar as atualizações...valeu abraço..

    http://proxy.org/

    OUTRA COISA:

    Quem tentou atualizar seu aparelho e o msm NÃO DA SINAL DE VIDA,NEM ACENDE NENHUMA LUZ, NÃO SE DESESPERE é só entrar no site da maxfly baixar um programa chamado MULTIVIEW5119.exe e atualizar via cabo serial como ja foi descrito aki msm.Também ja testei e deu tdo certo aki tb valeu abraços..

    ResponderExcluir
  85. como faço para acessar o canal sex prive, nao consigo acessar só da não funciona ou codificado, alguem sabe como liberar o sinal, por favor me ajudem,
    Obrigado, Marcos

    ResponderExcluir

Olá Pessoal.

Caso queira deixar algum comentário apenas clique antes em SEGUIR no canto superior esquerdo, assim você ajuda nossa comunidade a crescer e pode tirar todas suas dúvidas.

NÃO É PERMITIDO DEIXAR OUTROS LINKS AQUI NO FÓRUM.

COMENTÁRIOS DE NÃO SEGUIDORES NÃO SERÃO PUBLICADOS

Obrigado.

GUMPS